quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O que Deus revelou sobre o sofrimento?

É frequente ouvirmos alguém reclamando estar a sofrer por alguma coisa em sua vida, e outros quando chegam a ficar frustrados em busca de solução muitas das vezes questionam:"porque acontecem coisas más? , se Deus é tão bom e todo-poderoso porque ela não evita este sofrimento? O que deveríamos fazer quando nos acontecem coisas que não fazem sentido?

  Quando o cristão passa por estas coisas que tem ecomodado muitas pessoas não deve ser isto que abale sua fé. 

 Aprenda-mos o que Deus revelou como resposta a algumas perguntas, porém nem todas tem resposta.

  A origem do sofrimento: Quando lemos o primeiro livro da Bíblia temos relatos sobre a criação do universo em que vivemos e também sobre a criação do ser humano.

  Deus criou o homem a sua imagem e semelhança(veja Genesis 1:26)"26. E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra". Isto não quer dizer que o homem é parecido fisicamente com Deus pois Deus não tem um ter corpo carnal(veja João 4:24)"24.Deus é Espírito, e é necessário que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade", e(Lucas 24:39)"39. Olhai as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede; porque um espírito não tem carne nem ossos, como percebeis que eu tenho", o que quer dizer é que o homem tem uma consciência racional e o livre arbítrio para dterminar seus próprios atos. É essa liberdade que esplica a origem do sofrimento. 

  Adão e Eva eram seres humanos com capacidade de raciocinar e com o livre arbítrio.
  Deus lhes proibio que comecem da fruta da arvore da ciência do bem e do mal, porém eles decidiram desobedecer e comeram do fruto proibido. 
 O pecado deles fez com que Deus os expulsase do paraíso e trazece o sofrimento sobre eles e seus descendentes(veja Genesis 3).

  O mundo em que estamos vivendo foi amaldiçõado por causa do pecado do homem.

  Será que Deus não poderia ter evitado que o homem pecasse? 

  Certamente que poderia. Deus poderia ter criado rebotes com um sistema de obedecer todas as ordens, porém invez disso ele preferio criar o ser humano a sua imagem e semelhança, e com livre arbítrio. 

E tendo eles o livre arbítrio, logicamente ele não podia impedir que eles escolhcem decidir fazer o que fizeram. 

  Donde surge o sofrimento?

  O sofrimento é o resultado do pecado humano direto ou indiretamente. 
 Por exemplo: - A prostituição frequentemente causa doenças transmissíveis sexualmente e dai o sofrimento é"transitavel"(veja Proverbio 13:15). - 

 Uma pessoa quando esta irritada faz conque outras pessoas sofram.
  Há sofrimento que é resultado indireto do pecado. 

  Não vivemos mais no paraíso como Adão e Eva viveram nalgum tempo, agora vivemos num mundo amaldiçoado por causa do pecado.

  Qual é a conclusão disso?
 A conclusão é que o sofrimento acontece porque Deus concedeu ao homem o livre arbítrio e este resolveu pecar. 

  Porque as pessoas boas e inocentes sofrem?

  As pessoas boas e inocentes as vezes erram e assim sofrem as conseqüências. Mas também outras vezes sofrem por causa dos erros cometidos por outrss pessoas. E por outras vezes elas sofrem porque vivem num mundo que foi amaldiçoado em consequência dos pecados da humanidade. 

 Porém, aqueles que amam à Deus podem encontrar benefícios no sofrimento(veja Romanos 8:28)"28. E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito".

  Mas como pode o sofrimento ajudar os cristãos verdadeiros?

  1. O castigo causa dor, e a dor é um grande instrumento de ensino. Em Hebreus 12 o autor revela que Deus disciplina os filhos que ele ama. Os país terrenos também disciplinam seus filhos porque os amam e querem aconselha-los no caminho certo. Invés de nós nos recentirmos contra a disciplina de Deus, deveríamos aprecuar que ele tem muito cuidado para conosco a ponto de nos corrigir(veja Hebreus 12:11)"11. Na verdade, nenhuma correção parece no momento ser motivo de gozo, porém de tristeza; mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos que por ele têm sido exercitados". O salmista reconheceu o valor do sofrimento com sua própria vida(veja Salmos 119:67,71)67. Antes de ser afligido, eu me extraviava; mas agora guardo a tua palavra. 71. Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos".

 2. O sofrimento ajuda no crescimento espiritual: , quando o cristão sofre ele fica mais forte.
 Por exemplo: - Jó era um homem integro, mas através do sofrimento ele"cresceu" e se tornou um servo de Deus mais forte e mais humilde. Assim como o ouro é purificado ao passar pelo fogo, assim também um cristão ê purificado e fortalecido quando passa pelo sofrimento (veja 1 Pedro 1:6-9)"6. na qual exultais, ainda que agora por um pouco de tempo, sendo necessário, estejais contristados por várias provações, 7. para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; 8. a quem, sem o terdes visto, amais; no qual, sem agora o verdes, mas crendo, exultais com gozo inefável e cheio de glória, 9. alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas". 
  Então esse sofrimento não porque temos errado, mas porque podemos fazer melhor.

  O sofrimento nos ajuda de várias espiritualmente de várias formas:
 1. Ganhamos mais confiança: O apóstolo Paulo aprendeu a confiar mais em Deus por causa das circunstâncias perigosas(veja 2 Corintios 1:8-9)"8. Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira oprimidos acima das nossas forças, de modo tal que até da vida desesperamos; 9. portanto já em nós mesmos tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos".

 2. Torna-mo-nos mais humildes: 
 Deus deu a Paulo um espinho na carne, um mensageiro de Satanás para impedir de se exaltar(2 Corintios 12:7-9)"7. E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais; 8. acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim; 9. e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo".
 
3. A perspectiva: 
 Deus quer que nós vivamos como peregrinos aque na terra, entendendo que o céu é o nosso verdadeiro lar((Colossenses 3:1-4)"1. Se, pois, fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. 2. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; 3. porque morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória, e (Filimpeses 3:20)"20. Mas a nossa pátria está nos céus, donde também aguardamos um Salvador, o Senhor Jesus Cristo". Mas quando as coisas vão bem para nós nesta vida, sentimo-nos encasa e deixamos de desejar estar com Senhor. O sofrimento ajuda a visar a verdadeira meta.
 
4. Jesus sofreu neste mundo: 
 As vezes o sofrimento nos capacita a contribuirmos para o plano de Deus, referente ao mundo. Jesus sofreu para nos ajudar, sacrificado sua vida para reconciliar o homem com Deus. - José do Egito sofreu para que sua família fosse salva da fome( veja Genesis 45:5-7)"5. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos aborreçais por me haverdes vendido para cá; porque para preservar vida é que Deus me enviou adiante de vós. 6. Porque já houve dois anos de fome na terra, e ainda restam cinco anos em que não haverá lavoura nem sega. 7. Deus enviou-me adiante de vós, para conservar-vos descendência na terra, e para guardar-vos em vida por um grande livramento", e(50:20)"20. Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; Deus, porém, o intentou para o bem, para fazer o que se vê neste dia, isto é, conservar muita gente com vida". - A prisão de Paulo resultou surpreendentemente em maior progresso do evangelho(veja Filimpeses 1:12-18), lhe deu oportunidade para ensinar os guardas que estavam acorrentados a ele, e outros irmãos que foram encorrajados a pregar a palavra ousadamente por verem a sua atitude. Os sofrimentos de Paulo também o qualificaram para enfrenrar outros que estavam sofrendo(2 Corintios 1:3-5)"3. Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e Deus de toda a consolação, 4. que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, pela consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus. 5. Porque, como as aflições de Cristo transbordam para conosco, assim também por meio de Cristo transborda a nossa consolação".
 
4. Devemos nos conformar com o sofrimento: 
  Há várias razões que podem nos ajudar na lida com o sofrimento ; 

 1. Deus também sofre: Ele sofreu enquanto olhava para seu Filho com angústia na cruz. Este sofrimento não quer dizer que Deus é fraco. Não, o sofrimento que Deus sofre mostra que ele sofre conosco, ele nos assegura com compaixão, auxílio e da-nos forças para enfrentamos nossas dificuldades(veja Hebreus 2:14-18)"14. Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o Diabo; 15. e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. 16. Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. 17. Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. 18. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados", (4:14-16)"14. Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, Jesus, Filho de Deus, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. 15. Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. 16. Cheguemo-nos, pois, confiadamente ao trono da graça, para que recebamos misericórdia e achemos graça, a fim de sermos socorridos no momento oportuno", e(5:7-10)"7. O qual nos dias da sua carne, tendo oferecido, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas ao que podia livrar da morte, e tendo sido ouvido por causa da sua reverência, 8. ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; 9. e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, 10. sendo por Deus chamado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque".

  2. Nós não sabermos todas as respostas
 Vários dos sofrimentos ficam sem explicação, por exemplo: - Jó passou seus dias implorando a Deus que lhe desse audiência e lhe explicasse porque sofria. Quando Deus finalmente apareceu, ele demontrou que Jó não tinha capacidade nem para entender a resposta, muito menos para discutir com seu Criador. Derrotando Satanás. E no final Jó aprendeu a confiar simplesmente em Deus. Algumas vezes o sofrimento que é inexplicável no momento, mais tarde é facilmente compreendido. Porque Deus permitio que José fosse vendido como escravo e depois fosse preso por manter sua pureza? Mais tarde o propósito ficou claro. Deus nunca prometeu que explicaria satisfatoriamente tudo o que acontece no mundo, mas podemos confiar nele. 

  3. Paulo e seu espinho na carne
 Paulo nos deixa com excelente exemplo para nos comformarmos com o sofrimento através de sua reação a isso. É provável que Deus não tenha nos revelado o que era exatamente esse"espinho na carne" de Paulo para que nós pudecimos usar como modelo afim de nos ajudar em qualquer tipo de sofrimento que enfrentamos. Observe como Paulo lidou que sua dificuldade.

  O sofrimento nos leva para Deus
  O sofrimento, a consequência do mal que alguém praticou, é uma ilustração que nos põe a refletir do que seria o mundo sem Deus. Da-nos um vislumbre tipo de mundo haveria se Deus estivesse ausente. O sofrimento nos diz que precisamos de Deus. 

 Conserteza não queremos estar naquele lugar onde o mal reina soberanamente e onde Deus Não esta. 

  Que Deus possa por em minha vida o sofrimento que me aproxime mais dele. 

  Perguntas
1- Porque acontecem coisas más?
 2- Aqueles que amam a Deus podem encontrar algum benefício no sofrimento(veja Romanos 8:28)? 
3- Apesar de não haver explicação para alguns sofrimentos nos deveriamos fazer o que em Deus?

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...