domingo, 6 de dezembro de 2015

Qual foi o objectivo dos milagres na história bíblica?

O que é um milagre? 

  Milagre ê um acontecimento fora do comum que Jesus e outros servos de Deus realizaram para confirmar a origem de suas mensagens. 

  Quando Deus enviou Moisés ao Egito, deu-lhe sinais de milagres para provar que sua mensagem era divina(Exodo 4:1-17)"1. Então respondeu Moisés: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, pois dirão: O Senhor não te apareceu. 2. Ao que lhe perguntou o Senhor: Que é isso na tua mão? Disse Moisés: uma vara. 3. Ordenou-lhe o Senhor: Lança-a no chão. Ele a lançou no chão, e ela se tornou em cobra; e Moisés fugiu dela. 4. Então disse o Senhor a Moisés: Estende a mão e pega-lhe pela cauda (estendeu ele a mão e lhe pegou, e ela se tornou em vara na sua mão); 5. para que eles creiam que te apareceu o Senhor, o Deus de seus pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó. 6. Disse-lhe mais o Senhor: Mete agora a mão no seio. E meteu a mão no seio. E quando a tirou, eis que a mão estava leprosa, branca como a neve. 7. Disse-lhe ainda: Torna a meter a mão no seio. (E tornou a meter a mão no seio; depois tirou-a do seio, e eis que se tornara como o restante da sua carne.) 8. E sucederá que, se eles não te crerem, nem atentarem para o primeiro sinal, crerão ao segundo sinal. 9. E se ainda não crerem a estes dois sinais, nem ouvirem a tua voz, então tomarás da água do rio, e a derramarás sobre a terra seca; e a água que tomares do rio tornar-se-á em sangue sobre a terra seca. 10. Então disse Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! eu não sou eloqüente, nem o fui dantes, nem ainda depois que falaste ao teu servo; porque sou pesado de boca e pesado de língua. 11. Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego?. Não sou eu, o Senhor? 13. Ele, porém, respondeu: Ah, Senhor! envia, peço-te, por mão daquele a quem tu hás de enviar. 14. Então se acendeu contra Moisés a ira do Senhor, e disse ele: Não é Arão, o levita, teu irmão? eu sei que ele pode falar bem. Eis que ele também te sai ao encontro, e vendo-te, se alegrará em seu coração. 15. Tu, pois, lhe falarás, e porás as palavras na sua boca; e eu serei com a tua boca e com a dele, e vos ensinarei o que haveis de fazer. 16. E ele falará por ti ao povo; assim ele te será por boca, e tu lhe serás por Deus. 17. Tomarás, pois, na tua mão esta vara, com que hás de fazer os sinais". 

 Esta claro que estes sinais de milagres tinham como objetivo provar a fonte da mensagem. 

  Além deste objetivo, alguns milagres de Jesus serviram para provar o seu poder de perdoar pecados: Quando Jesus queria provar o seu poder dê perdoar pecados usou um milagre(veja Marcos 2:1-12)"1. Alguns dias depois entrou Jesus outra vez em Cafarnaum, e soube-se que ele estava em casa. 2. Ajuntaram-se, pois, muitos, a ponta de não caberem nem mesmo diante da porta; e ele lhes anunciava a palavra. 3. Nisso vieram alguns a trazer-lhe um paralítico, carregado por quatro; 4. e não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o paralítico. 5. E Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: Filho, perdoados são os teus pecados. 6. Ora, estavam ali sentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: 7. Por que fala assim este homem? Ele blasfema. Quem pode perdoar pecados senão um só, que é Deus? 8. Mas Jesus logo percebeu em seu espírito que eles assim arrazoavam dentro de si, e perguntou-lhes: Por que arrazoais desse modo em vossos corações? 9. Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Perdoados são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te, toma o teu leito, e anda? 10. Ora, para que saibais que o Filho do homem tem sobre a terra autoridade para perdoar pecados ( disse ao paralítico ), 11. a ti te digo, levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. 12. Então ele se levantou e, tomando logo o leito, saiu à vista de todos; de modo que todos pasmavam e glorificavam a Deus, dizendo: Nunca vimos coisa semelhante". 

 Neste caso Jesus usou milagre para provar o seu poder de perdoar pecados. 

  Os apóstolos de Jesus receberam sinais miraculosos

  Quando os apóstolos estavam para pregar, o Espírito Santo lhes concedeu sinais de Milagres para provar que sua mensagem era divina(veja Marcos 16:20)"20. Eles, pois, saindo, pregaram por toda parte, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que os acompanhavam". 

  No primeiro século todo o apóstolo era apóstolo se tivece este poder de realizar milagres. 

  O apóstolo Paulo tinha este poder(veja 2 Corintios 12:12)"12. Os sinais do meu apostolado foram, de fato, operados entre vós com toda a paciência, por sinais, prodígios e milagres".

  O autor desconhecido de Hebreus, por inspiração divina revelou que o objectivo dos milagres era confirmar a fonte da mensagem pregada pelo Senhor e mais tarde pelos apóstolos(veja Hebreus 2:3-4)"3. como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação? A qual, tendo sido anunciada inicialmente pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram: 4. testificando Deus juntamente com eles, por sinais e prodígios, e por múltiplos milagres e dons do Espírito Santo, distribuídos segundo a sua vontade". 

  Hoje não temos mais milagres: 

  Hoje não temos mais milagres porque a palavra de Deus já foi revelada, confirmada, e "entregue aos santos de uma vez por todas"(veja Judas 3). 

  Hoje nós ja temos tudo o que precisamos para servir ao Senhor, que é a Bíblia(2 Pedro 1:3-4)"3. visto como o seu divino poder nos tem dado tudo o que diz respeito à vida e à piedade, pelo pleno conhecimento daquele que nos chamou por sua própria glória e virtude; 4. pelas quais ele nos tem dado as suas preciosas e grandíssimas promessas, para que por elas vos torneis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo"e(2 Timóteo 3:16-17)"16. Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; 17. para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra". 

  Mesmo tendo esta verdade, algumas pessoas vão continuar a pedir sinais de milagres como os incredulos do primeiro século. Porém nós devemos estar felizes em Pregar a Cristo crucificado(veja 1 Corintios 1:22-23)"22. Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, 23. nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos".

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...