quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Qual é a origem de satanás(Parte 1)?

A suposta história vulgar sobre a origem de Satanás. 

  Geralmente as pessoas acreditam numa suposta história que conta que Satanás foi criado por Deus como um anjo governante chamado"Lucifer" com grandes poderes. Mas o orgulho levou"Lucifer" a se rebelar contra Deus. 

  Esta é uma história que foi criada baseando-se nos livros de Isaías 14:12-14, e Ezequiel 28:12-15). E tendo ele pecado, transformou-se em Satanás que quer dizer"inimigo ou adversário". 

 Conforme esta história, Satanás é um anjo poderoso que caio do céu, inimigo de Deus e dos seus servos.

  É interessante que a Bíblia não ensina assim: Geralmente as pessoas tem usado textos que falam de seres que caíram do céu, mas que não refere-se a Satanás, cunjos esses textos usam linguagens figurativas. Vamos examinar estes dois textos :

  - Satanás é um nome que vêm do hebraico"Satan" que traduzido quer dizer"opositor ou acusador". Geralmente opositor dos servos de Deus(veja Zacarias 3:1)"Ele me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do Senhor, e Satanás estava a sua mão direita para se lhe opor".

 Ele se opoe aos servos de Deus na tentativa de derrota-los espiritualmente e moralmente. 

  Jesus, chamou-o homicida e mentiroso(veja João 8:44)"44. Vós tendes por pai o Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai; ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira".

  O apóstolo João, ao escrever o livro de apocalipse falou de Satanás como sendo um grande dragão(Apocalipse 12:9)"9. E foi precipitado o grande dragão, a antiga serpente, que se chama o Diabo e Satanás, que engana todo o mundo; foi precipitado na terra, e os seus anjos foram precipitados com ele", esta é uma representação que resulta à terrível natureza de Satanás.
  No mesmo relato, João chamou -o de antiga serpente" uma referência a Geneses 3.

  O apóstolo Pedro chamou -o"Diabo"(veja 1 Pedro 5:8)"8. Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar".

  No texto usado de Isaías 14:12-14) nenhum dos nomes de Satanás é mencionado e não há nada que sugere a origem de Satanás conforme o próprio contexto de Isaías. 

  No Isaías 1:1 ó relato mostra que Isaías profetizou durante o reinado destes reis, e a história bíblica mostra que o ministério de Isaías foi aproximadamente de 750-686a.C, provavelmente durante 65 anos no máximo. Este foi um tempo em que ó povo de Deus tinha se corrompido pela idolatria. Deus enviou Isaías para pregar o arrependimento ao seu povo. Isaías pregou a ambos os reinos, de Israel que ficava a norte de Canaa, e Judà que ficava a sul. 

  O resumo da mensagem pregada ao reino do norte encontramos em(Isaías 10:5-6) onde diz"5. Ai da Assíria, a vara da minha ira, porque a minha indignação é como bordão nas suas mãos. 6. Eu a envio contra uma nação ímpia; e contra o povo do meu furor lhe dou ordem, para tomar o despojo, para arrebatar a presa, e para os pisar aos pés, como a lama das ruas", e reservada para o reino do sul, ó reino contra o qual Deus enviou os Babiloneos(veja Isaías 13:3-6)"3. Eu dei ordens aos meus consagrados; sim, já chamei os meus valentes para executarem a minha ira, os que exultam arrogantemente. 4. Eis um tumulto sobre os montes, como o de grande multidão! Eis um tumulto de reinos, de nações congregadas! O Senhor dos exércitos passa em revista o exército para a guerra. 5. Vêm duma terra de longe, desde a extremidade do céu, o Senhor e os instrumentos da sua indignação, para destruir toda aquela terra. 6. Uivai, porque o dia do Senhor está perto; virá do Todo-Poderoso como assolação". 

  Deus usou os Assirios e os Babiloneos como instrumentos para punir o seu povo, e mais tarde ele voltaria e julgaria estas mesmas nações por causa de seus próprios pecados.

  A Babilonia cairia e depois disso Deus renovaria a seu povo e lhe daria uma gloriosa e nova existência. No cap 14 de Isaías, ele esta falando da Babilonia, sobre a sua queda(veja Isaías 14:4 em diante)"4. proferirás esta parábola contra o rei de Babilônia, e dirás: Como cessou o opressor! como cessou a tirania". 

  No texto usado de Ezequiel 28:12-16, geralmente as pessoas apontam o"Eden" como prova de que esse texto fala sobre a origem de Satanás, só porque ele esteve no jardim do éden

 Porém o contexto de Ezequiel não esta focado nisso. A que, Ezequiel esta falando sobre o rei de Tiro(veja Ezequiel 28:11) onde diz: "1. De novo veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: 11. Veio mais a mim a palavra do Senhor, dizendo". O cap 27 fala sobre a queda da Nação, e 28 especialmente Sibre a queda do rei dessa nação.

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...