quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Não é bom que o homem esteja só

Moisés, o autor do livro de Genésis, relata que no princípio da criação, Deus criou"homem e mulher"(Genésis 1:27)"27. Criou, pois, Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou".  

O apóstolo Paulo, por inspiração divina, afirmou que"11. Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. 12. pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus"(1 Corintios 11:11-12).

  Tanto o homem como a mulher, precisam um do outro. 

  Na criação, Moisés declarou que por mais que ambos tenham sido criados, o homem foi criado primeiro(veja Genesis 2:7)"7. E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente", e,(1 Timóteo 2:13)"13. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva". 

  E, pouco tempo depois, o Senhor vio que não era bom que o homem estivece só(Genesis 2:18)"8. Então plantou o Senhor Deus um jardim, da banda do oriente, no Éden; e pôs ali o homem que tinha formado. 18. Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora que lhe seja idônea". 

  Moisés, relata que na altura, já havia outras criaturas na terra, mas não se achou nenhuma que fosse copativel ao homem(Genesis 2:20)"20. Assim o homem deu nomes a todos os animais domésticos, às aves do céu e a todos os animais do campo; mas para o homem não se achava ajudadora idônea". 

   Então Deus dedicou-se, em formar outra criatura que fosse compatível para o homem, e vio que ja tinha formado um belo casal, que deveriam ficar juntos para toda a vida, por isso, instituio o casamento(Genesis 2:24)"24. Portanto deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher, e serão uma só carne", e(Mateus 19:5)"5. e que ordenou: Por isso deixará o homem pai e mãe, e unir-se-á a sua mulher; e serão os dois uma só carne?".

  Agora já não eram mais dois, más, uma só carne. Por isso Deus proibiu o divórcio(Mateus 19:6)"6. Assim já não são mais dois, mas um só carne. Portanto o que Deus ajuntou, não o separe o homem".

  - O divórcio, é um ato que Deus proíbe até hoje"o que Deus ajuntou,não o separe o homem". 

  Há divórcio, excepto se for por motivo de relações sexuais ilicitas(veja Mateus 19:9)"9. Eu vos digo porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério.]". 

  Deus disse que não é bom que o homem esteja só, assim como a mulher: Em Genésis 2:18, a palavra"adam", traduzida como"homem", descreve"o ser humano de ambos os sexos". 

   Mesmo se Deus tivece decidido criar a mulher primeiro, mesmo assim,"não seria bom que a mulher estivece só"."11. Todavia, no Senhor, nem a mulher é independente do homem, nem o homem é independente da mulher. 12. pois, assim como a mulher veio do homem, assim também o homem nasce da mulher, mas tudo vem de Deus(1 Corintios 11:11-12). 

  O homem precisa da mulher, pois, nenhum homem pode nascer sem a mulhet, e mesmo depois de nascer, ele precisará da mulher para satisfazer as suas necessidades tanto fisicas como emocionais. 

 Depois de ter crescido, e não precisa mais satisfazer as suas necessidades fisicas necessárias no processo de nascimento e crescimento,"talvez" ele venha a buscar uma mulher para casar."Talvez". 

  É pecado uma pessoa decidir nunca casar-se

  Jesus, é a prova mais clara de alguém que não tomou esposa. 

   Há três tipos de homem que podem escolher nunca casar! 

 1- Aqueles que nasceram eunucos."eunuco", é pessoa, neste sentido, que nasceu com defeito e é incapaz de ter relações sexuais(veja Mateus 19:11-12)"11. Ele, porém, lhes disse: Nem todos podem aceitar esta palavra, mas somente aqueles a quem é dado. 12. Porque há eunucos que nasceram assim; (- e há eunucos) que pelos homens foram feitos tais; e outros há que a si mesmos se fizeram eunucos por causa do reino dos céus. Quem pode aceitar isso, aceite-o". 

 - Aqueles que nasceram eunucos."eunuco", no sentido de não terem desejos sexuais(Mateus 19:11-12). E aqueles que são feitos eunucos pelos homens, por causa do reino dos céus(Mateus 19:11-12). 

  Exemplo de alguém feito eunuco, por causa do reino dos céus: 
 
  Apóstolo Paulo.

  Paulo, nunca se casou, mesmo tendo direito"5. Não temos nós direito de levar conosco esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?"(1 Corintios 9:5). Isto sugere que ele caio na terceira categoria mencionada.

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...