quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedece

Qual é a responsabilidade plena de um cristão para com Deus?

  A palavra"pleno" significa"cheio ou completo". 

 O Filho de Deus, Jesus Cristo, declarou que:"Felizes são aqueles que ouvem a palavra de Deus e lhe obedecem"(Lucas 11:27-28). 

 Este trecho mostra pra nós, a responsabilidade total de um cristão(ouvir e obedecer a palavra de Deus). 

  Más, como ouvir a palavra de Deus e obedecer

 - Existe uma forma correta de ouvir a palavra de Deus! 

  O apóstolo Paulo, chamou as pessoas de Bereia de"pessoas educadas" por saberem ouvir corretamente a palavra de Deus(Atos 17:11-12)"11. Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. 12. De sorte que muitos deles creram, bem como bom número de mulheres gregas de alta posição e não poucos homens". 

  Como as pessoas de Bereia ouviram a palavra de Deus?

  1- Eles ouviram com muita vontade; 

 2- Em seguida, eles foram confirmar nas Escrituras;

  3- E por fim, creram nela quando confirmaram se era verdadeira mensagem. 

  Tem outras pessoas que não sabem e não querem ouvir a palavra de Deus

  Por exemplo: Quando Estevão pregou no conselho, os anciãos, escribas e o povo, não souberam e nem quiseram ouvir a palavra de Deus( Atos 7:57)"57. Então eles gritaram com grande voz, taparam os ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele". E(Mateus 13:14-15)"14. E neles se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Ouvindo, ouvireis, e de maneira alguma entendereis; e, vendo, vereis, e de maneira alguma percebereis. 15. Porque o coração deste povo se endureceu, e com os ouvidos ouviram tardamente, e fecharam os olhos, para que não vejam com os olhos, nem ouçam com os ouvidos, nem entendam com o coração, nem se convertam, e eu os cure"

  Todo, o cristão verdadeiro, precisa ser como os de Bereia(educado)

  Como evitar a falta de vontade para ouvir corretamente a palavra de Deus

  A) O cristão, deve evitar tirar conclusões antes de examinar plenamente as Escrituras; 

  a) Os Judeus, negaram a Jesus porque eles já haviam concluido que o Cristo, não seria crucificado(veja 1 Corintios 1:23)"23. nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos". 

  b) Más, o Antigo testamento já testificava que isso aconteceria(João 5:39)"39. Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim;". 

  B) O cristão deve ter amor a verdade; 

   a) Quando a pessoa ela ama a verdade, praticamente será difícil ela ser enganada. 

   b) A pessoa que não ama a verdade, é enganada e até Deus, pode fazer com que ele creia na mentira(2 Tessalonicenses 2:9-12)"9. a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, 10. e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos. 11. E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; 12. para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça". 

    c) Quando a pessoa tem um sentimento forte pela verdade, praticamente ela vai ouvir corretamente a palavra de Deus, afim de buscar uma conclusão verdadeira. 

  C) O cristão deve evitar defender crenças pessoas ou tradicionais: 

   a) Quando uma pessoa procura defender os seus próprios pontos de vista e não a palavra de Deus,praticamente ela negara toda a verdade bíblica que for contraditória as suas crenças pessoais ou tradicionais. 

  Precisamos ouvir com educação a palavra de Deus como os de Bereia, e após termos ouvido com educação, obedecermos para sermos felizes na vida(Lucas 11:27-28)"27. Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste. 28. Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam". 

  Perguntas
1- Qual é a responsabilidade plena de um cristão para com Deus? 
2- Qual é a forma correta de ouvirmos a palavra de Deus? 
3- Existe algum benefício em ouvir corretamente a palavra de Deus e obedecer(veja Lucas 11:27-28)?

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...