sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A igreja primitiva

A igreja primitiva 

  Introdução: Neste estudo queremos voltar para o passado, no primeiro século e aprendermos a história da fundação da igreja primitiva e sua doutrina. 

  O termo"igreja ", vem do grego"eclesia", que tem origem no kaleu(Chamo ou convoco).

  E "primitivo" significa(Primeiro a existir). 

 Em outras palavras,"igreja primitiva" é o mesmo que dizer: primeira igreja a existir ou igreja dos primeiros tempos. 

 Neste estudo queremos usar principalmente o livro de Actos, más tambem avemos de incluir outros livros que tenham algo relacionado com este tema. 

  Quando e onde a igreja foi fundada?

  O livro de Actos, escrito provavelmente no ano 62d.C, começa relatando sobre a ascenção de Jesus depois de ter dado mandamentos aos seus apóstolos(Atos 1:9-11). 

 Antes de Jesus subir ao céu, ordenou que os apóstolos não se ausentacem de Jerusalém, más, que esperassem o cumprimento da promessa que ele havia feito da parte do Pai(Atos 1:4), que era de enviar o Espirito Santo e eles servirem como suas testemunhas por toda a terra(Atos 1:8). 

 E quando Jesus ascendeu, os apóstolos obedeceram as ordens do Senhor permanecendo em Jerusalém(Atos 1:12-14). 

  Cinquenta dias depois da páscoa, o dia de celebração das primicias da terra, chamado do dia de pentecostes(veja Levitico 23:15-21, Deuteronomio 16:9-11), estavam todos os apóstolos reunidos num mesmo lugar. 

 Cumprio-se a promessa de Jesus sobre o Espirito Santo(Atos 2:1-4), e na ocasião em Jerusalém estavam reunidos todos os judeus de todos os paises para celebrar a festa de pentecostes, e estes(Os apóstolos) falaram idiomas diferentes. 

 O Espirito Santo lhes capacitou e estes começaram a pregar sobre as grandezas de Deus de modo que até os estrangeiros os ouvia(Atos 2:5-11). 

 Enquanto outros ficavam admirados entre o povo, outros diziam que estes estão embriagados(Atos 2:12-13). 

  Então Pedro, cheio do Espirito Santo começou a ensinar o povo porque aquilo estava acontecendo(Atos 2:14-21), e na ocasião também falou de Cristo mostrando de que ele na realidade era o ungido de Deus para salvar o homem mas eles haviam o rejeitado e o mata-do(Atos 2:22-35). 

 E o povo quando ouvio aquele discurso de Pedro de que Jesus era o messias, compugio-se em seu coração e perguntaram aos apóstolos"...o que faremos.."(Atos 2:36-37), eles deviam se arrepender de seus pecados e serem baptizados(Atos 2:38-40). 
 E cerca de três mil pessoas foram baptizadas naquele dia(Atos 2:41). 

 São estas três mil pessoas que foram chamadas ou convocadas por Deus para se arrependerem dos seus pecados e receberem a salvação por meio da fé no evangelho, que foram a primeira igreja na palestina,no dia de pentecostes. 

  A quem pertencia a igreja primitiva

  Talvez alguns diriam que pertencia aos apóstolos(veja Atos 2:42), porém é interessante que eles não estavam a fazer uma obra provavelmente de sua autoria, simplesmente estavam a cumprir com a ordem que receberam do Senhor(veja Mateus 28:18-20,Marcos 16:15-16), a missão dos apóstolos era de ir por todo o mundo, ensinar e baptizar, e ensinar os cristãos a guardarem todos os ensinamentos que ele próprio Jesus ensinou-lhes(Mateus 28:20), de forma que eles foram embaixadores de Cristo(2 Corintios 5:20).

  A doutrina que eles ensinavam, na verdade não pertencia a eles(veja Lucas 10:16, João 12:48). 

  Em atos 2, com o chamamento do povo para o arrependimento e salvação por meio da fé no evangelho, Jesus estava a estabelecer a igreja dele a qual ele havia falado em (Mateus 16:18). 

  A igreja de Cristo é diferente com as"igrejas modernas" de hoje em dia. 

 Ela não éra um edifício construído com blocos de cimento, e sim um edifício construido por pessoas salvas. 

  Com o passar do tempo,os apóstolos e outros vários cristãos, foram divulgando o evangelho em outros lugares guiados pelo Espirito Santo a toda a verdade, e em cada local onde as pessoas respondiam a mensagem do evangelho a igreja era formada, e assim a igreja foi se espalhando pelo mundo. 

  Praticamente em todo o Novo testamento, quando se fala de igreja, refere-se a igreja de Cristo(a primitiva), que foi fundada na palestina, no dia de pentecostes. 

 E não há nada que surege que estas igrejas eram denominações e sim grupos locais e independentes sem qualquer tipo de associação, e eram formadas por seguidores de Cristo. 

 E em cada igreja local, a doutrina era única(veja 1 Corintios 4:17). 

  Hoje em dia vários lideres religiosos constroem denominações, e seus crentes seguem cada um a doutrina do seu fundador. 

  Perguntas
1- Quando e onde a igreja primitiva foi fundada? 
 2- Quem foi o fundador da igreja primitiva? 
 3- Quais pessoas Jesus usou para estabelecer a igreja dele? 
4- Com quantos membros era formada a igreja em Atos 2? 
5- A igreja primitiva era uma denominação? 
6- Ao longo do tempo(apartir dos séculos seguintes d.C) homens foram deixando de observar o padrão da igreja primitiva e foram fundando denominações baseadas em ensinamentos distorcidos da Bíblia e em tradições humanas, porém o Novo testamento deixa claro que a igreja de Jesus é aquela que começou em Actos 2. Sera que há necessidade de voltarmos ao padrão do Novo testamento e imitarmos o modelo da igreja primitiva?

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...