sexta-feira, 20 de novembro de 2015

A igreja em Jerusalém

Depois que a igreja foi estabelecida tendo três mil membros conforme(Atos 2:41), os apóstolos começaram a ensinar os membros as palavras de Jesus(veja a ordem em Mateus 28:20), e dessa forma eles perseveravam nos ensinamentos dos apóstolos (veja Atos 2:42), e vários sinais e maravilhas eram feitos pelos apóstolos (Atos 2:43). 

  Provavelmente aquelas pessoas que foram baptizadas vindo de vários países para participar da festa de pentecostes(veja Atos 2:5-11), não regressaram logo para seus países e assim permaneceram aprendendo as boas novas.

  Assim quando foram acabando o seu dinheiro que traziam, então outros irmãos iam vendendo algumas casas e terrenos que eles possuiam e dividiam o dinheiro com os irmãos necessitados(Atos 2:45-46, e veja Atos 4:32-35)). 

 E a cada dia o Senhor acrescentava membros a igreja(Atos 2:47), e a Igreja reunia-se no templo(Atos 2:46). 

   Os apóstolos continuaram a pregar, falando aque especialmente o Pedro, e as pessoas foram se convertendo chegando ao número deles a cinco mil pessoas(Atos 3-4:1-4). 

 Durante o discurso, Pedro e João são presos e interrogados pelos principes dos sacerdotes e pelos anciãos. 

  Foram proibidos de continuarem a pregar sobre Jesus, porém eles responderão;"..julgai vós se é justo antes ouvir a vós do que a Deus "..(Atos 4:18-19), e por falta de provas para os castigar, os apóstolos foram libertos e voltaram aos seus(Atos 4:23-31) 

  A multidão dos crentes permanece unida e ajudando uns aos outros (Atos 4:32-37, veja que ela ja era assim antes em Atos 2:44-45). 

 Porém um casal ágio de má fé e sofreu as conseqüências, e o número dos crentes foi aumentando cada vez mais(veja Atos 5:1-16).

  O sumo sacerdote que fazia parte da seita dos saduceus, ele e os saduceus movidos de inveja prenderam os apóstolos(veja Atos 5:17-18), más, porquê Deus era com eles, de noite veio o Anjo do Senhor e os tirou da prisão e ordenou que fossem pregar(Atos 5:19-25). 

 Os apóstolos são trazidos de volta ao conselho e interrogados e denovo são proibidos de pregar sobre Jesus,más os apóstolos responderam;"Antes importa obedecer a Deus do que aos homens"(Atos 5:26-40). E todos os dias eles continuavam ensinando as pessoas sobre Jesus Cristo, no templo assim como nas casas(veja Atos 5:41-42). 

  Quando o número dos convertidos ao Senhor ia crescendo, houve um problema entre eles (veja Atos 6:1), e os apóstolos determinaram que a igreja escolhece homens para cuidarem daquele assunto, porque eles não podiam deixar de perseverar nas orações e no ministério da palavra para servirem as mesas(Atos 6:2-6)e assim a palavra continuou sendo pregada e o número dos crentes crescia cada vez mais(Atos 6:7). 

  Perguntas:
 1- A igreja primitiva perseverava em qual doutrina(Atos 2:42)? 
2- A doutrina que os apóstolos ensinaram receberam de quem(Mateus 28:18-20)? 
3- Podemos dizer que os ensinamentos dos apóstolos que inclusive estão registrados no Novo testamento é exatamento o que Cristo queria que eles ensinassem?
 4- Porquê alguns membros da igreja de Jerusalém venderam suas casas e terrenos? 
5- Quando os apóstolos foram proibidos de falar de Jesus por duas vezes pelas autoridades,o que fou que eles responderam(Atos 4:19-20, 5:29)?

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...