terça-feira, 7 de maio de 2024

Profeta Daniel, exemplo de um servo fiel a Deus

 

 Introdução: O Profeta Daniel, é um hebreu que esteve entre os cativos que foram levados como escravos para Babilônia pelo Nabucodonosor. Daniel viveu cerca de 76 anos na Babilônia desde o reinado de Nabucodonosor até ao surgimento do rei Ciro:
👇
(Daniel 1)
1 No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou.
2 E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da Casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus.
21 E Daniel esteve até ao primeiro ano do rei Ciro.
  
  Daniel viveu na Babilônia entre os anos 605-539 a.C

 Tudo indica que Daniel teria sido levado escravo com 15 anos de idade segundo comentários de estudiosos da Bíblia e com essa idade ele já era um jovem temente e obediente a Deus.

 1. O segredo da fidelidade de Daniel:

  a) Manteve-se integro e perseverante na doutrina do Deus de Israel em todas circunstâncias.

 b) Daniel era um dos filhos de Israel, cresceu segundo os ensinamentos e costumes dos israelitas, e quando foi levado escravo pelo exército de Nabucodonosor, manteve-se perseverante e integro na doutrina e mandamentos de seu Deus e não aceitou se corromper com práticas de um povo pagão que era a Babilônia:
👇
(Daniel 1)
8 E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.

 c) E para além dele, a integridade de Daniel também influenciou os seus 3 amigos hebreus, Sadraque, Mesaque e Abetinego.

  2. Benefícios de ser fiel a Deus:

 a) A fidelidade de Daniel foi muito importante para a salvação dele, de seus amigos e de todos os sábios da Babilônia.

 b) Daniel foi exaltado e abençoado por Deus porcausa de sua fidelidade inabalável.

 c) Na sua fidelidade, Daniel não se corrompeu com práticas pagans;

 d) Foi usado por Deus para interpretar o sonho de Nabucodonosor;

 e) Foi exaltado na Babilônia e empossado como governador em todo território:
👇
(Daniel 2)
48 Então, o rei engrandeceu a Daniel, e lhe deu muitos e grandes presentes, e o pôs por governador de toda a província de Babilônia, como também por principal governador de todos os sábios de Babilônia.

 f) Foi salvo da cova dos leões quando foi centensseado pelo réi Belsazar sucessor de Nabucodonosor:
👇
( Daniel 6)
16 Então, o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e o lançaram na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará.
17 E foi trazida uma pedra e foi posta sobre a boca da cova; e o rei a selou com o seu anel e com o anel dos seus grandes, para que se não mudasse a sentença acerca de Daniel.
18 Então, o rei dirigiu-se para o seu palácio, e passou a noite em jejum, e não deixou trazer à sua presença instrumentos de música; e fugiu dele o sono.
19 E, pela manhã cedo, se levantou e foi com pressa à cova dos leões.
20 E, chegando-se à cova, chamou por Daniel com voz triste; e, falando o rei, disse a Daniel: Daniel, servo do Deus vivo! Dar-se-ia o caso que o teu Deus, a quem tu continuamente serves, tenha podido livrar-te dos leões?
21 Então, Daniel falou ao rei: Ó rei, vive para sempre!
22 O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões, para que não me fizessem dano, porque foi achada em mim inocência diante dele; e também contra ti, ó rei, não tenho cometido delito algum.
23 Então, o rei muito se alegrou em si mesmo e mandou tirar a Daniel da cova; assim, foi tirado Daniel da cova, e nenhum dano se achou nele, porque crera no seu Deus.

 g) E no final da vida, Daniel foi prometido por Deus que morrera, mas no final dos tempos ressuscitará para receber o seu galardão por ter sido fiel a Deus até ao fim:
👇
Daniel 12
13. – E você, Daniel, continue firme até o fim. Você morrerá, mas no fim ressuscitará para receber a sua recompensa.
 
-> Não devemos deixar ser corrompidos pelas práticas mundanas, devemos ser perseverantes na doutrina dos Apóstolos, na comunhão, no partir do Pão e nas orações até ao fim, a volta de Cristo, aonde cada um de nós irá receber o seu galardão da vida eterna(Actos 2:42).

 -> (Apocalipse 22)
12 E eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo para dar a cada um segundo a sua obra.


Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...