domingo, 4 de agosto de 2024

Estudo do livro de Apocalipse (Parte 15)


1. Continuação da visão da multidão de toda criatura salva por todo mundo:

 a) Tal como referenciamos anteriormente que o número 144.000 não é literal e sim simbólico que representa a plenitude cristã ainda mais intensificada, este facto fica evidente nesta parte da visão, aqui já não é mencionado o factor numérico, mas sim João vê uma multidão dos salvos incontáveis nesta visão;
 👇
 Apocalipse 7
9 Depois destas coisas, olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos;

 - Este facto nos lembra o cumprimento da promessa (no sentido espiritual) que Deus fez para Abraão!
 👇
 Gênesis 13 
16 E farei a tua semente como o pó da terra; de maneira que, se alguém puder contar o pó da terra, também a tua semente será contada.

 - Essa promessa se cumpriu fisicamente com o surgimento do povo de Israel no Velho testamento, porém, também os cristãos do Novo testamento são co-herdeiros das mesmas promessas feitas a Abraão, porém no sentido espiritual. Sendo assim, a promessa feita a Abraão se cumpre também no Novo testamento com a salvação de multidões de almas;
 👇
 Romanos 4 
7 Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos.
8 Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado.
9 Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão.
10 Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão.
11 E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem (estando eles também na incircuncisão, a fim de que também a justiça lhes seja imputada),
12 e fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que também andam nas pisadas daquela fé de Abraão, nosso pai, que tivera na incircuncisão.
👇
 Gálatas 3 
26 Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus;
27 porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
29 E, se sois de Cristo, então, sois descendência de Abraão e herdeiros conforme a promessa.

 - Eles estavam vestidos de vestes brancas, e conforme já estudamos , as vestes brancas significam"victoria";
 👇
 Apocalipse 3 
4 Mas também tens em Sardes algumas pessoas que não contaminaram suas vestes e comigo andarão de branco, porquanto são dignas disso.
5 O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.

 - A multidao segurava também"palmas" nessa visão, um claro simbolismo de celebrar a victoria tal como se fazia nas festas de Tabernáculo no Antigo testamento;
 👇
 Levítico 23 
40 E, ao primeiro dia, tomareis para vós ramos de formosas árvores, ramos de palmas, ramos de árvores espessas e salgueiros de ribeiras; e vos alegrareis perante o Senhor, vosso Deus, por sete dias.
 👇
 E esse costume também era feito na entrada do rei;
 👇
 João 12 
13 tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor!

 b) Apocalipse 7 
10 e clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso Deus, que está assentado no trono, e ao Cordeiro.

 - Concertesa esse clamor era um clamor de gratidão e reconhecimento de que a salvação somente Deus é que proporciona. 

 c) Apocalipse 7 
11 E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seu rosto e adoraram a Deus,
12 dizendo: Amém! Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém!

 - Todo o exército celestial alinhou no clamor e concordou dizendo Amém e todos adoravam a Deus.

 d) Apocalipse 7
13 E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são e de onde vieram?

 - Concertesao Apóstolo João já sabia a resposta dessa pergunta, provavelmente o ancião queria puxar a memória dele para não perder o sentido da visão, por isso versículo 14 diz;

 e) Apocalipse 7 
14 E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram de grande tribulação, lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro.

 - O ancião fez a questão de explicar novamente a João acerca daquela multidão;

 - A multidão simbolizava todos os cristãos que haviam passado pela grande tribulação e venceram.
  A palavra"tribulação" vem de uma palavra grega que traduzida significa"pressionar ou comprimir". 
  Normalmente os povos tinham o costume de"moer" o trigo até ficar bem fininho como pó. 
  Esse acto de"moer" chama-se"atribular" ou tribulação. 

 - A multidão que João viu, são todos aquele que aceitaram sofrer porcausa do nome de Jesus, perseverando na doutrina de Cristo sem vacilar e eles lavaram suas vestes no sangue do cordeiro;

 - Lavar as vestes no sangue do cordeiro significa concertesa terem aceites o sacrifício oferecido por Cristo na cruz e t tem obedecido a vontade de Cristo. 

 e) Apocalipse 7
15 Por isso estão diante do trono de Deus e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra.
16 Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles,
17 porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima.

 - Na visão os salvos serviam a Deus no céu. Uma clara demonstração de que no céu são activos, se adora, e todos permanecem debaixo da proteção do Senhor. 

 - Deus supre a necessidade de todos e consola por todo sofrimento que a tribulação causou nos santos. 

 Concertesa esta visão causou um grande encorajamento na vida dos cristãos em tribulação no tempo de Apocalipse com a mensagem de que aqueles que perseverarem até o fim serão maravilhosamente recompesados.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...