quarta-feira, 10 de julho de 2024

Como ganhar almas para Cristo?


Introdução: É sabido por todos que o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, desceu do céu, pregou o evangelho da salvação para toda humanidade se arrepender dos seus maus caminhos e morreu crucificado em uma cruz pagando o preço pelos nossos pecados, e por meio da sua palavra e sacrifício, todo aquele que crê nele alcança o perdão de Deus através do arrependimento, baptismo e permaneça fiel na igreja de Cristo
 E para que a humanidade conheça o evangelho, Jesus ensinou o mesmo aos seus 12 Apóstolos, e os 12 evangelizaram milhões de pessoas de tal maneira que muitos creram, arrependeram-se de seus pecados, foram baptizados por imersão e entraram na igreja de Cristo se tornando assim discípulos de Jesus. 
 Por sua vez os discípulos de Jesus também evangelizaram mais pessoas que também creram até qui o evangelho chegou a nos. 
 Está é a nossa vez de também evangelizarmos e ganharmos almas perdidas para Cristo. 

 1. O que significa a palavra"alma"? 

 a) A palavra"alma", pode ter vários significados na Bíblia dependendo do contexto, porém um dos significados mais comuns está relacionado a"espírito de uma pessoa", " ou "a própria pessoa em si"
  Por ex: em Genesis Deus formou Adão como um"ser vivo"
👇
 Gênesis 2
7 E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra e soprou em seus narizes o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.

 b) Podemos assim compreender a passagem de Mateus 22:36 que Jesus quiz dizer:"que devemos amar ao Senhor de todo nosso Corpo e "ser"(alma) e entendimento. 
👇
 Mateus 22
36 Mestre, qual é o grande mandamento da lei?
37 E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

 c) Apóstolo Paulo também desejou que Deus ajudasse os cristãos de Tessalonica a se preservarem em santidade em todo seu"corpo, "ser"(alma) e espírito", ou seja, para que eles procurassem se manter santos no seu "espírito, ser(alma) e corpo".
👇
I Tessalonicenses 5 
23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.



 d) Em resumo, o sentido Bíblico de"alma" que nós pretendemos usar neste estudo é esse que significa"ser vivo"

 e) Quando falamos de ganhar almas para Cristo é o mesmo que dizer "Como ganhar vidas perdidas" para Cristo!

  2. Quando falamos de"vidas perdidas" estamos a falar de que tipo de pessoas?

 a) I Coríntios 6 
9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?
10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.

 1-> Os devassos = Imoralidade sexual👉 por ex: Mulheres que gostam de enxibir as partes sensuais do corpo para provocar apetites sexuais nos homens que não é o marido dela e etc..

 2-> Idolatria = Adorar falsos deuses👉 por ex: estátuas, sol, lua, os mortos e etc..

 3-> Adultério = Trair o marido ou a esposa com qualquer outra pessoa;

 4-> Efeminados = Homossexuais;

 5-> Sodomitas = Abusadores sexuais👉 por ex: pedófilos, abusadores de mulheres/homens e crianças e etc..

 6-> Ladroes = roubar👉por ex: levar um bem material ou dinheiro de outro sem autorização do dono e/ou a força; 

 7-> Avarentos = Pessoas com medo de perder bens ou apegadas demais aos bens materiais e dinheiro;

 8-> Bêbados = Alcoólatras ou consumidores de bebidas alcoólicas:

 9-> Maldizentes = Fofoqueiros ou falso testemunho;

 10-> Roubadores = Outras versões da Bíblia traduzem está palavra como"enganadores" o que sugere a ideia de significar"burladores".

 b) Essas pessoas que levam essa vida a Bíblia diz no final do versículo 10 que não herdarão o reino de Deus! Porque? São"almas" perdidas. 

 => Podes ver com mais calma também as características de mais almas perdidas em Gálatas 5:19-21

 -> Quantas almas perdidas você conhece na sociedade a espera de ti para lhes ensinar os mandamentos de Deus? 

 -> Dentro da tua própria família onde você nasceu e no seu bairro ou quarteirão? Pessoas que vivem se embriagando nas barracas, ladroes, burladores, mentirosos, homossexuais, avarentos, que adoram estátuas e aos mortos? 

 -> São essas pessoas mesmo que Deus quer para irmos lhes evangelizar para mudar de vida. Não é vida aquilo! 

 3. Como ganhar vidas perdidas para Cristo?

 a) Vamos refletir na história do Filipe e Eunuco. Filipe é o discípulo de Jesus e o Eunuco é a alma perdida em Actos 8:26 por diante;

  O anjo do Senhor ordenou a Filipa dizendo"Levanta-te e vai"

 - É o pregador que levanta de onde está e vai ter com a alma perdida.

 - O pregador não pode ficar a espera das almas perdidas virem lhe procurar. Deve ir ter com as pessoas onde elas estão. 
👇
Atos 8
26 E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te e vai para a banda do Sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto.

  Identificar a aflição ou inclinação pecaminosa da pessoa e tomar iniciativa de falar com a pessoa de forma a ajudá-la e guia-la a abandonar o pecado e a se submeter a vontade de Deus.

- Quando Filipe chegou lá e encontrou Eunuco(alma perdida), persebeu que ele lia a passagem do profeta Isaías
👇
Atos 8
27 E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração,
28 regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.

 - Note que o Eunuco aparentemente já tinha pré-disposicao a receber a palavra
 # Muitas das vezes as pessoas que vao aceitar ti receber e ouvir a palavra de Deus, são aquelas com pré-disposicao para ouvi-la. 
  O eunuco já tinha essa inclinação a palavra. 
 
 É sempre bom orar, pedir ao Senhor para abrir o coração dos perdidos antes de irmos ter com eles, para que se interessem em ouvir a palavra.
  Filipe foi ordenado direto pelo anjo do Senhor, se não fosse assim concertesa ele teria orado antes de ir ter com o Eunuco

 - Quando o Senhor abre o coração do perdido, a palavra é recebida
👇
Atos 16
13 No dia de sábado, saímos fora das portas, para a beira do rio, onde julgávamos haver um lugar para oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
14 E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o Senhor lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
15 Depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao Senhor, entrai em minha casa e ficai ali. E nos constrangeu a isso.

 - Uma alma perdida, sempre tem alguma coisa que lhe aflige. 
  
Alguns são inclinados a idolatria, Imoralidade sexual, bebedice e etc, procure identificar e abordar acerca da vontade do Senhor em relação a inclinação da pessoa mas sempre com amor e cuidado de forma a guia-la a salvação;

 - Filipe se apercebeu que o Eunuco lia o profeta Isaías com alguma dificuldade para compreender e tomou iniciativa de falar com ele sobre a palavra:
👇
 Atos 8
29 E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro.
30 E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês?

 - O pregador precisa ser pessoa que não tenha vergonha do evangelho:
👇
Disse Paulo👉 Romanos 1 
16 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

 - Deve se aproximar aos perdidos e falar com eles sem medo sobre o evangelho da salvação para que tenham oportunidade de alcançar a salvação;

 - 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
16 Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado(Márcos 16). 

 - Graças a Deus o trabalho de Filipe deu frutos e naquele mesmo dia o Eunuco aceitou o baptismo para perdão dos pecados.

 Seja seus amigos, familiares, colegas do trabalho, visinhos ou desconhecidos, pregue a palavra, e baptiza a todo aquele que crê para perdão dos pecados e fazer parte da igreja de Cristo que foi fundada na palestina, no dia de Pentecostes em Actos 2. 

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...