terça-feira, 4 de junho de 2024

A igualdade entre o povo de Deus


Introdução: (II Coríntios 8)
👇
13 Mas não digo isso para que os outros tenham alívio, e vós, opressão;
14 mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade,

  1. O amor entre os cristãos do Novo testamento e a busca pela igualdade de bens:

 a) Atos 2
👇
44 Todos os que criam estavam juntos e tinham tudo em comum.
45 Vendiam suas propriedades e fazendas e repartiam com todos, segundo cada um tinha necessidade.

 b) A forma de vida dos cristãos do Novo testamento, deve servir de espelho para nós hoje. 

 c) Eles agradavam ao Senhor com aquele estilo de vida .

 d) Eles sim, apresentaram os seus corpos em sacrifício vivo a Deus e concertesa experimentaram qual era a boa, agradável e perfeita vontade de Deus segundo Romanos 12:1-2. 

 e) Para eles não fazia sentido Cristo ter ofertado sua vida para salvar a humanidade da pobre e miserável condição de pecado e trevas em que nos encontrávamos, mas, não serem capazes de oferecer os seus bens materiais para salvar um irmão em Cristo em situação de necessidade ou pobreza material.

 f) Atos 4
👇
32 E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.
33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.
34 Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos.
35 E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

  2. Os cristãos do Novo testamento tinham níveis sociais diferente:

 a) Nas igrejas haviam cristãos ricos e outros pobres.

 b) Os ricos, possuindo várias propriedades e casas, vendiam e traziam o dinheiro das vendas a igreja e os apóstolos repartiam-no aos irmãos pobres de acordo com a condição de cada um e assim o amor fraternal prático era notável e a necessidade dos mais necessitados era suprida e a comunhão entre os irmãos fortalecida. 

 c) Ninguém considerava os seus bens materiais como suas próprias, eu até posso imanginar como aqueles irmãos olhavam para as suas propriedades e posses"TUDO ISSO CONSAGRO AO SENHOR PARA O BEM DOS MEUS IRMÃOS"! E assim, sempre que fosse necessário venderem alguma coisa para suprir a necessidade dos irmãos, faziam-no com alegria de coração ( Atos 20)
👇
35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.

 d) É claro que os irmãos mais abençoados não doavam tudo ao ponto deles ficarem também na necessidade ( lembre de II Coríntios 8)
13 Mas não digo isso para que os outros tenham alívio, e vós, opressão;
14 mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade,

  3. O amor fraternal prático e a comunhão de bens não devia ser motivo para alguns irmãos não quererem ir trabalhar a espera de serem sustentados :

 a) No meio disto, alguns irmãos deixavam de trabalhar e outros recusavam ir trabalhar a espera de serem alimentados pelos que trabalhavam e isso foi condenado no Novo testamento ( II Tessalonicenses 3)
10 Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto: que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também.
11 Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes, fazendo coisas vãs.
12 A esses tais, porém, mandamos e exortamos, por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.
13 E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.

 b) É necessário que todos trabalhem e cada um coma do fruto do seu suor.

 c) Se não trabalharmos como poderemos socorrer os que realmente necessitam? 
 d) É necessário trabalhar para repartir do nosso pão com os irmãos necessitados conforme lemos em Actos 20:35. 

 e) Para sustento das viúvas carenciadas na igreja (I Timóteo 5)
👇
16 Se algum crente ou alguma crente tem viúvas, socorra-as, e não se sobrecarregue a igreja, para que se possam sustentar as que deveras são viúvas.

 f) Alimentar pregadores que se dedicam a tempo integral no ministério da palavra ( ex: I Coríntios 9)
11 Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?
14 Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

 g) E para socorro de irmãos das outras igrejas de Cristo pobres de outras cidades e Países. No Novo testamento, os cristãos de Jerusalém, depois daquele período de comunhão de bens, atravessaram um longo período de seca e comessaram a passar por necessidades e assim foram igualmente socorridos por igrejas mais prósperas de outras regiões( Romanos15)
👇
26 Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.

  h) Que seja um o nosso coração e alma , nos que cremos no amor do Nosso Senhor Jesus Cristo( Filipenses 2)
👇
2 completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa.
3 Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo.
4 Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros.
5 De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...