terça-feira, 23 de abril de 2024

Salmos proféticos => Messias


Introdução: A vinda do Messias ao mundo para salvar o seu povo de seus pecados foi várias vezes anunciada na Lei e pelos Profetas que profetizaram aqueles importantes dias da genealogia, nascimento, vida, morte, ressurreição e ascensão de Cristo.
  Este evento não somente chegou a ser anunciada na lei e pelos profetas, mas também nos Salmos👇
(Lucas 24)👇
44 E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.
45 Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

 1. Os Salmos Messiânicos;

  a) Enxiste cerca de 20 Salmos que apontam a Cristo. A maioria desses Salmos foram escritos pelo David por inspiração divina 

 b) David havia sido prometido por Deus que no meio de sua descendência E'le levantaria 1 que sentaria no seu trono para reinar
👇
 (Atos 2)👇
*30 Sendo, pois, ele profeta e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono,*
👇
(Atos 2)👇
25 Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido;
👇
 (II Samuel 7)👇
16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.

   2. Veja alguns salmos que apontavam a Cristo e seu cumprimento no Novo testamento;

 a) (Salmos 2) => (Atos 4)👇
25 que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram as gentes, e os povos pensaram coisas vãs?
26 Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido. -> (Atos 13)👇
33 como também está escrito no Salmo segundo: Meu filho és tu; hoje te gerei. -> (Hebreus 1)
5 Porque a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho? --> (Hebreus 5)👇
5 Assim, também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas glorificou aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, hoje te gerei. -> (Apocalipse 2)👇
26 E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
27 e com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai, -> (Apocalipse 12)👇
5 E deu à luz um filho, um varão que há de reger todas as nações com vara de ferro; e o seu filho foi arrebatado para Deus e para o seu trono. -> (Apocalipse 19)👇
15 E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.

 b) (Salmo 8) => (Mateus 21)👇
16 e disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor? -> (Hebreus 2)👇
6 mas, em certo lugar, testificou alguém, dizendo: Que é o homem, para que dele te lembres? Ou o filho do homem, para que o visites?
7 Tu o fizeste um pouco menor do que os anjos, de glória e de honra o coroaste e o constituíste sobre as obras de tuas mãos.
8 Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas, agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas; -> (I Coríntios 15)👇
27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que sujeitou todas as coisas. -> (Efésios 1)👇
22 E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja. -> (Hebreus 2)👇
8 Todas as coisas lhe sujeitaste debaixo dos pés. Ora, visto que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou que lhe não esteja sujeito. Mas, agora, ainda não vemos que todas as coisas lhe estejam sujeitas;

 c) (Salmo 16) => (I Coríntios 15)
4 e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras, -> (Atos 2)👇
31 nesta previsão, disse da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no Hades, nem a sua carne viu a corrupção. -> (Atos 13)👇
35 Pelo que também em outro Salmo diz: Não permitirás que o teu Santo veja corrupção. -> (Atos 2)👇
25 Porque dele disse Davi: Sempre via diante de mim o Senhor, porque está à minha direita, para que eu não seja comovido;
26 por isso, se alegrou o meu coração, e a minha língua exultou; e ainda a minha carne há de repousar em esperança.
27 Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção.
28 Fizeste-me conhecidos os caminhos da vida; com a tua face me encherás de júbilo.

 d) Salmo 22 => (Mateus 27)👇
46 E, perto da hora nona, exclamou Jesus em alta voz, dizendo: Eli, Eli, lemá sabactâni, isto é, Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? -> (Marcos 15)👇
34 E, à hora nona, Jesus exclamou com grande voz, dizendo: Eloí, Eloí, lemá sabactâni? Isso, traduzido, é: Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste? -> (Mateus 27)👇
39 E os que passavam blasfemavam dele, meneando a cabeça -> (Marcos 15)👇
29 E os que passavam blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ah! Tu que derribas o templo e, em três dias, o edificas! -> (Lucas 23)👇
35 E o povo estava olhando. E também os príncipes zombavam dele, dizendo: Aos outros salvou; salve-se a si mesmo, se este é o Cristo, o escolhido de Deus. -> (Mateus 27)👇
43 confiou em Deus; livre-o agora, se o ama; porque disse: Sou Filho de Deus.

 e) Salmo 23 => (João 10)👇
9 Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens. -> (Filipenses 4)👇
19 O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. -> (Apocalipse 7)👇
17 porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda lágrima.

 f) (Salmo 24) => (Mateus 5)👇
8 bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus; 

 g) (Salmo 31) => (Lucas 23)👇
46 E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.

 h) Salmo 34 =>( I Pedro 2)👇
3 se é que já provastes que o Senhor é benigno.

 i) Salmo 40 => (Hebreus 10)👇
5 Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas corpo me preparaste;
6 holocaustos e oblações pelo pecado não te agradaram.
7 Então, disse: Eis aqui venho (no princípio do livro está escrito de mim), para fazer, ó Deus, a tua vontade.

 j) Salmo 41 => (Mateus 26)👇
24 Em verdade o Filho do Homem vai, como acerca dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para esse homem se não houvera nascido. -> (Marcos 14)👇
21 Na verdade o Filho do Homem vai, como dele está escrito, mas ai daquele homem por quem o Filho do Homem é traído! Bom seria para o tal homem não haver nascido. -> (Lucas 22)👇
22 E, na verdade, o Filho do Homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído! -> (João 13)👇
18 Não falo de todos vós; eu bem sei os que tenho escolhido; mas para que se cumpra a Escritura: O que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar. -> (João 17)👇
12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.

 k) Salmo 45 => (Hebreus 1)👇
8 Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino.
9 Amaste a justiça e aborreceste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros.

 m) Salmo 48 => (Mateus 5)👇
35 nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei,

 n) Salmo 68 => (Efésios 4)👇
Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens.

 o) Salmo 69 => (João 15)👇
25 Mas é para que se cumpra a palavra que está escrita na sua lei: Aborreceram-me sem causa.

 p) Salmo 72 => Está é uma oração do rei Salomão. Esta oração foi em prol de um rei terreno, porém certamente somente Cristo poderá cumpri-la.

 q) Salmo 89 => (Atos 2)👇
30 Sendo, pois, ele profeta e sabendo que Deus lhe havia prometido com juramento que do fruto de seus lombos, segundo a carne, levantaria o Cristo, para o assentar sobre o seu trono,

 r) Salmo 91 => (Mateus 4)👇
6 e disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Aos seus anjos dará ordens a teu respeito, e tomar-te-ão nas mãos, para que nunca tropeces em alguma pedra. -> (Lucas 4)👇
10 porque está escrito: Mandará aos seus anjos, acerca de ti, que te guardem
11 e que te sustenham nas mãos, para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra. -> (Lucas 10)👇
19 Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do Inimigo, e nada vos fará dano algum.

 s) Salmo 102 => (Tiago 1)👇
17 Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança, nem sombra de variação. -> (Hebreus 1)👇
10 E: Tu, Senhor, no princípio, fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos;
11 eles perecerão, mas tu permanecerás; e todos eles, como roupa, envelhecerão,

 t) Salmo 109 => (Mateus 27)👇
39 E os que passavam blasfemavam dele, meneando a cabeça -> (Marcos 15)👇
29 E os que passavam blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ah! Tu que derribas o templo e, em três dias, o edificas!

 u) Salmo 110 => (Mateus 22)👇
44 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. -> (Marcos 12)👇
36 O próprio Davi disse pelo Espírito Santo: O Senhor disse ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. -> (Lucas 20)👇
42 Visto como o mesmo Davi diz no livro dos Salmos: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
43 até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. ->( Atos 2)👇
34 Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita,
35 até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés. ->( Efésios 1)👇
20 que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, -> (Colossenses 3)👇
1 Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. -> (Hebreus 1)👇
13 E a qual dos anjos disse jamais: Assenta-te à minha destra, até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés? -> (Hebreus 8)👇
1 Ora, a suma do que temos dito é que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus à destra do trono da Majestade, -> (Hebreus 10)👇
12 mas este, havendo oferecido um único sacrifício pelos pecados, está assentado para sempre à destra de Deus,
13 daqui em diante esperando até que os seus inimigos sejam postos por escabelo de seus pés. -> ( I Coríntiosv15)👇
25 Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.

 v) Salmo 118 => (Mateus 21)👇
42 Diz-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os edificadores rejeitaram, essa foi posta por cabeça do ângulo; pelo Senhor foi feito isso e é maravilhoso aos nossos olhos? -> (Marcos 12)👇
10 Ainda não lestes esta Escritura: A pedra que os edificadores rejeitaram, esta foi posta por cabeça da esquina;
11 isso foi feito pelo Senhor e é coisa maravilhosa aos nossos olhos? -> (Lucas 20)👇
17 Mas ele, olhando para eles, disse: Que é isto, pois, que está escrito? A pedra que os edificadores reprovaram, essa foi feita cabeça da esquina. -> (Atos 4 )👇
11 Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. -> ( I Pedro 2)👇
7 E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, a pedra que os edificadores reprovaram, essa foi a principal da esquina; -> (Mateus 21)👇
9 E as multidões, tanto as que iam adiante como as que o seguiam, clamavam, dizendo: Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! -> (Mateus 23)👇
29 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos -> (Marcos 11)👇
10 Bendito o Reino do nosso pai Davi, que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas! -> (Lucas 13)👇
35 Eis que a vossa casa se vos deixará deserta. E em verdade vos digo que não me vereis até que venha o tempo em que digais: Bendito aquele que vem em nome do Senhor! -> (Lucas 19)👇
38 dizendo: Bendito o Rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas! -> João 12)👇
13 tomaram ramos de palmeiras, e saíram-lhe ao encontro, e clamavam: Hosana! Bendito o Rei de Israel que vem em nome do Senhor! 

  3. Quase todos destes Salmos messiânicos se cumpriram, excepto 1: 

  a) Cerca de 3.000 anos que se passam, ainda falta 1 dos cerca de 20 Salmos por se cumprir.   Este Salmo só se cumprirá com a Segunda vinda de Cristo
👇
 (Salmos 110)👇
1 Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.

 b) Está profecia é uma referência a Jesus após sua vitória na cruz, ele subiu ao Céu e assentou a dextra do trono do Pai e está reinando agora como cabeça da igreja, mas chegará o tempo em que E'le devolverá o Reino(a igreja) a Deus Pai conforme o Novo testamento nos revela em 1 Coríntios 15. 
 *Nota* A promessa de Jesus reinar a dextra de Deus conforme o versículo não é eterna: *"Sente-se a minha direita até..."*, A palavra "até" nos sugere certo prazo. (I Coríntios 15)👇
24 Depois, virá o fim, quando tiver entregado o Reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo império e toda potestade e força.
25 Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés.
26 Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte.
27 Porque todas as coisas sujeitou debaixo de seus pés. Mas, quando diz que todas as coisas lhe estão sujeitas, claro está que se excetua aquele que sujeitou todas as coisas.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...