quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

Como é possível destruir a carne e salvar o espírito em(1 Cor 5:5)?

 Introdução: Em 1 Coríntios 5, temos registo de um acontecimento que havia na igreja local de Coríntios cunjo esse problema era mui grave. 
  Havia um dos membros da igreja que tinha um pé na igreja e o outro no mundo, isto é, ele queria manter na igreja sem abandonar práticas pecaminosas, no caso a prostituição. 
  No caso em concreto, ele era membro da igreja, mas ao mesmo tempo praticava prostituição com a sua madrasta, e a igreja local tinha esse conhecimento, mas nada fazia em relação a esse caso , provavelmente porque não queria arriscar perder um membro, tal como pode aconteceu nas nossas congregações actualmente.
  Apóstolo Paulo quando teve conhecimento disso , logo se indignou com o comportamento da igreja e ordenou pela autoridade de Jesus para que a igreja local entregasse aquele irmão a Satanás para destruição da carne e salvacao do espírito dele, sob o risco dele servir de má influência para o resto da congregação.

 1. O que significa a expressão "para destruição da carne e para salvar o espírito"?

 a) A Igreja não tem como obrigar um irmão a abandonar o pecado;

 b) Mas a igreja tem a autoridade de julgar o irmão e expulssa-lo; 

 c) Paulo exortou a igreja em Coríntios para expulsar aquele irmao pecador(v:5);

 d) Ao ser expulso o pecador da igreja, a igreja deixa de ter comunhão com ele(v:11);

 e) Quando a igreja deixa de ter comunhão com esse irmão pecador, concertesa ao se dar conta de que os irmão se afastaram dele, ele se sentirá desamparado, e isso pode causar nele arrependimento e consequente mudança e regresso ao Pai celestial, tal como aconteceu ao filho pródigo em Lucas(Lc 15:17-18,  2 Tim 2:24-26);

 f) Com a explisao desse pecador do reino , de volta ao mundo (onde Satanás reina), a igreja estaria entregando esse irmão pecador"a Satanás", para que se afundasse nas suas concupiscências e por fim perceber que o pecado não traz felicidade. Deste modo isso poderia ajudar aquele irmão pecador a abandonar por definitivo aquilo que lhe impedia de se entregar por completo ao Senhor(veja também TG 5:19-20, 2 Cor 2:5-9);

 g) Nunca devemos tolerar aqueles que uma vez salvos voltaram ao pecado, Porque ou nós rejeitamos o pecado na igreja ou então Deus nos rejeitará.

Nenhum comentário:

Postagem em destaque

Como estudar a Palavra de Deus?

O termo "Bíblia " é de origem grega e quer dize r"livrinhos ".   Ela é a revelação de Deus para nos equipar para toda à...